segunda-feira, 9 de maio de 2011

Novidade velha

Cumpridas minhas metas terapêuticas de manutenção do blog, admito que as coisas estão se arrastando.
E comentar um vídeo que já tem alguns anos é o bico do corvo. A desculpa furada é que a parte 3 foi lançada esse ano.

Mas como só assisti recetemente e sei que muita gente não conhece, estou sugerindo aos meus milhares, centenas, dezenas, quase meia dúzia de leitores o documentário Zeitgeist.

Finalmente achei um material que refere-se à sustentabilidade (ando odiando essa palavra) de maneira global, ou seja, criticando o consumo e a posse, portanto, não tratando o termo como marketing e incentivo a ecohipocresia.

O documentário vai muito além.

No youtube tem os três (Zeitgeist: THE MOVIE - 2007; Zeitgeist : ADDENDUM - 2008; Zeitgeist: MOVING FORWARD - 2011) aos pedaços e legendado.



O primeiro é um pouco "puxado pelos cabelos".
Problemas de concistência histórica na parte de religião e o ar conspiracionista no "11/9".
No geral acrescenta muito, dada as fraudes que são qualquer religião e o evidente interesse no terror e no medo como uma das molas mestras do consumo.

O segundo (Addendum) é o melhor pois trata diretamente do sistema financeiro,  a escravidão pelo trabalho/dívidas, etc. Apesar de algunas "aproximações" nas informações, a idéia central é perfeita e é brilhantemente apresentada, aliás, o sistema financeiro ser uma religião é algo muito moderno em filosofia.

O terceiro (Moving Forward) explica melhor o projeto Vênus e apresenta muito bem conceitos de subjetividade cultural, violência e consciência.

Espero que o "movimento" não vire as tradicionais balelas com artistas ricos e gente mala que jamais estaria disposta a abrir mão de qualquer coisa...


2 comentários:

  1. ja assisti o documentario zeitgeist, coisa, mas fico com um pé atras com toda aquela historia meio conspiracionista.

    e o q eles falam sobre a simbologia do natal eu acho bem revista de curiosidades.

    :s

    ResponderExcluir
  2. Claro, não acho nada perfeito e não gosto de coisas do tipo "eles criaram isso".

    Mas considerei interessante algumas coisas como o "mercado" ser a nossa religião, a influência externa sobre nossas "necessidades" (isso vai bem além - já que nós somos praticamente uma construção) e que a ecologia é inversamente proporcional ao consumo e à posse, e pouco (ou nada) a ver com reciclar latinhas...

    ResponderExcluir