quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tecnosuicidas

Já chegou a 11 o número de suicídios na fábrica da Foxconn em Taiwan onde são produzidos os iPods da Apple.

Não são só as montadoras ou as farmacêuticas que detém o monopólio do fenômeno. Pelo menos em algo eles não conseguem monopólio...

Espero que não leiam a notícia avaliando como um fato isolado ou regional.

Curiosidade: a palavra "trabalho" tem sua origem no vocábulo latino "TRIPALIU" - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu). Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripaliu.

Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.

A partir daí, essa idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc. Tal sentido foi de uso comum na Antigüidade e, com esse significado, atravessou quase toda a Idade Média.

Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim".
Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do "Aurélio", lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas.


3 comentários:

  1. O trabalho é uma benção do Senhor, não uma forma de sofrimento gratuito.As razões para o suicídio são variadas, e o estresse do trabalho é só uma delas.
    É de se questionar o tipo de pessoa que escreve um texto desse...
    Deus lhe ilumine.

    ResponderExcluir
  2. Espero que ele me ilumine com uma lâmpada economica. Sei lá, sinal dos tempos...

    Mais uma mente "iluminada" (nesse caso apenas um LED basta) me mostra que estou no caminho certo, e portanto, oposto ao da religião e o das crendices em geral.

    Que o saci-pererê lhe ilumine.

    ResponderExcluir
  3. adoro estes religiosos que gostam de meter deus em tudo.
    pena que não o metam no vaso sanitário.

    ResponderExcluir