terça-feira, 12 de abril de 2011

Os caras do sistema...

Esse cara foi profissional de TI e virou um escritor.
postei sobre largar essa área e achei engraçado ler um artigo original em inglês que trata exatamente sobre isso e notar as similaridades dos "caras do sistema" aqui e na "matriz" norte americana.

Segue a tradução feita pela esposinha english teacher.

10 razões para parar de trabalhar com TI - Por Jack Wallen

Levante a mão se você quase largou seu emprego em pelo menos algumas ocasiões. Vá em frente. Não seja tímido. Todos nós sabemos que TI é uma das carreiras mais estressantes que você pode escolher. E, infelizmente, as universidades não ensinam os mecanismos de enfrentamento para lidar com dias/semanas/meses que podem se transformar em longos anos. Vamos dar uma olhada em algumas das razões que podem fazer com que você decida largar a adorada carreira em TI.

1: Estresse
Nunca deixe ninguém diga que uma carreira em TI é fácil. É rara uma ocasião em que alguém tenha um emprego na área de TI e não haja estresse. Lembre-se: TI é gerenciamento de desastres. Quando um cliente ou usuário liga para você, quase sempre é uma emergência que deve ser imediatamente solucionada. E, quando você está trabalhando nessa área, é melhor ficar tudo certo, pois uma falha pode custar-lhe um contrato ou o emprego. O que torna isto pior é o fato de que o estresse raramente diminui. A cada minuto do dia você estará trabalhando mais e mais do que poderia esperar.

2: Horas
Se você quer um trabalho de segunda a sexta, das 9 às 5 horas, procure outro lugar — TI parece ser um trabalho que te acompanha 24/7. Profissionalmente, em média você não somente adiciona mais horas no escritório (ou em campo) como também tem que trabalhar fora do escritório para manter suas habilidades em dia e ter certeza de que está melhor do que outros caras próximos de você. Quem não é seu cliente ou usuário (amigos e família, por exemplo), vai querer tirar proveito de seus conhecimentos e manter os seus computadores em funcionamento gratuitamente.

3: Ser pago
Se você é contratado como autônomo, uma das questões mais estressantes que enfrenta é ser pago. Não sei dizer quantos consultores conheço que tiveram de fazer ameaças ou contratar um advogado para receber o pagamento. E, quando você trabalha por conta, se não te pagam você não come. Isso causa demasiado estresse. Você não tem a vantagem de ter aquele cheque depositado regularmente uma vez por semana ou a cada 15 dias. Aperfeiçoar suas habilidades de relacionamento interpessoal é fundamental para manter essas relações tão boas quanto possível. Levará certo tempo até certificar-se de que, por meio das boas relações (mesmo com pessoas não tão boas), você finalmente receberá seu pagamento.

4: Pessoas (em geral)
Odeio falar sobre essa parte. Há muito tempo eu era aquele tipo de pessoa bastante positiva, gentil, otimista e amado por todos. Mas depois de ingressar no negócio de consultoria, descobri que estão se aproveitando de mim, estou sendo usado, abusado, não remunerado, mal remunerado, desvalorizado e muito mais. É uma luta constante para resistir a querer fugir para o mato e sair do meio. Isso não quer dizer que as pessoas, em geral, são ruins. É apenas o fato de que, quando você veste a camisa da TI, as pessoas parecem olhá-lo sob uma luz diferente. Você é ambos o salvador e o pecador, em uma combinação estressada.

5: A cadeia de comando
Vamos encarar. Não são muitos os superiores hierárquicos que compreendem o seu trabalho. Eles acham que você deve ser capaz de fazer tudo com um orçamento apertado, sem ajuda e que deve tratar os usuários finais como se fossem seres humanos melhores do que você. Para piorar a situação, esses superiores querem que você, magicamente, faça PCs durarem mais de uma década. Este equívoco em relação a tarefas e tecnologia faz do seu trabalho algo impossível. Quando os poderes superiores começar a microgerenciar seu departamento, cada característica ruim é exacerbada. Você conhece seu trabalho e sabe que conhece seu trabalho. A gerência não conhece seu trabalho, mas ela não sabe que não conhece seu trabalho, o que torna tudo muito estressante. É tudo uma defeituosa fita de Möbius de estresse.
6: Tecnologia
Alguma vez você já teve um daqueles dias em que parece que toda a tecnologia tem se rebelado contra você e que a singularidade pode muito bem estar no horizonte? Nesses dias você estará desejando sair da empresa com seus pertences em uma caixa de papelão. Esta foi uma das questões com a qual tive que lidar desde que trabalho com uma consultoria que trabalha principalmente com clientes Windows. Parece que a entropia tem uma forte influência sobre o sistema operacional Windows e cada dia é uma batalha para manter os PCs e os sistemas funcionando. Alguns dias você vence essa batalha, outros você a perde. Os dias de vitória estão sempre perdidos na pilha de dias de derrota.

7: Concorrência
Uma coisa com a qual você pode contar — sempre haverá alguém melhor que você. Mas no setor de TI não é uma proporção de 1:1. Em vez disso, parece que para cada um de você há uma centena de profissionais de TI que são mais espertos, mais rápidos e melhor equipados. Essa relação é rapidamente convertida em cifrões. Lembre-se: o panorama está mudando constantemente e, se você não puder acompanhá-lo, não poderá ser contratado ou permanecer empregado. Quanto mais tempo estou neste negócio, mais percebo que é um jogo para jovens. Ser tão ágil quando necessário, ser capaz de trabalhar as horas necessárias... tudo isso conta. Não estou dizendo que nós, pessoas mais velhas, não podemos trabalhar nesse ramo. Nós podemos. Mas a cada dia que trabalhamos é outro dia que terá ainda mais concorrência adicionada ao meio, e ela é feroz.

8: A nuvem
Toda vez que ouço um ator na TV falar a frase "na nuvem" quero puxar meus cabelos e chutar a televisão. A nuvem tem sido um dos aspectos da TI cuja definição tem sido, e provavelmente sempre será, em fluxo. O que exatamente é a nuvem? Devo usá-la? É a nuvem é segura? Quanto custa a nuvem? Sou golpeado por essas perguntas o tempo todo. Em muitos casos apenas respondo perguntando aos clientes se eles já usaram o Google Docs. Caso respondam "sim", eu lhes digo que já estão usando a nuvem. Mas isso nunca é satisfatório. Clientes e usuários finais querem que a nuvem seja uma experiência mágica, que vai fazer com que todo o seu trabalho seja mais fácil, melhor e mais rápido. Se eles soubessem a verdade...

9: Falta de normas
Nossa vida seria infinitamente melhor se algum tipo de padrão pudesse ser aplicado, de forma generalizada, em TI. Muitos projetos de código aberto têm feito tudo o que podem para cumprir um conjunto de normas, apenas para serem derrubados por um software proprietário. Os fabricantes de software proprietário querem conservar seu código fechado e em não conformidade com as normas para que possam manter seus resultados tão estáveis quanto possível. Eu realmente entendo. Contudo, enquanto se recusam a obedecer a qualquer tipo de padrão, eles estão causando tremendas dores de cabeça aos usuários finais e profissionais de TI em uma base diária. Não há nenhuma razão para que as normas não possam ser seguidas sem impedir que os fabricantes de software proprietário promovam uma matança.

10: Respeito
Profissionais de TI deixam uma sensação de amargo na boca do público em geral. Por quê? Existem muitas razões. Foram enganados e prejudicados anteriormente por consultores que pareciam apenas querer vender-lhes coisas maiores e melhores. Tanto tempo se passou e tão desiludido tornou-se o público, que os profissionais de TI têm dificuldade em conquistar respeito. Ah, claro, quando te veem entrar pela porta você é o melhor amigo deles... naquele momento. Contudo, no minuto em que resolve aquele problema de "iminente destruição", é hora de te darem o fora ou insistir para que você faça mais do que foi contratado para fazer (ou mais do que você tem tempo para fazer).
 

24 comentários:

  1. Uma pergunta, qual profissão não é estressaste?

    Realmente acho que a área de suporte é uma merda mesmo, mas acho que no geral (Programação e tals) é até bom :)

    ResponderExcluir
  2. Belo post, parabéns meu amigo. Só deixe-me acrescentar algo como alguém que já cursou administração, informática e direito. Com o tanto de estudo necessário para se manter atualizado em informática, você seria um expert em praticamente qualquer outra área rentável como engenharia, direito ou medicina. Poderia ganhar como um juiz, por exemplo e com a vantagem de não ter que aguentar clientes como... juízes, por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Cara infelizmente você está desiludido, mas essas coisas acontecem em todas as áreas. Em algumas coisas concordo, mas para você ser profissional de TI tem um coisa que é essencial, que é amar tecnologia e o que você faz. Desejo sucesso no que você tentar fazer.

    ResponderExcluir
  4. Sou profissional da área, já algum tempo e concordo com tudo. Mas a melhor parte é a da nuvem. Ah essa nuvem(de fumaça).

    ResponderExcluir
  5. Falou toda a verdade. por isso que vou metr o pé dessa carreira e trabalhar com qualquer coisa que me permita viver mais.

    ResponderExcluir
  6. É a mais pura verdade, vivo isso em meu dia a dia. Bem legal o post.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com muitas coisas que esta escrito ai, o trabalho é estressante, e tem muitos gerentes péssimos e despreparados que não sabem nada do seu trabalho e querem dar opinião alheia, isso quando nao falam besteiras inacreditáveis.

    ResponderExcluir
  8. Colega, tenho a mesma opinião. Trabalho sozinho no setor de TI de uma grande empresa, e sou responsável por esta área no Oeste do Pará sozinho... Todos os dias me pergunto: o que é que eu ainda estou fazendo aqui????!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Algumas mais estressantes que outras... software FOI divertido... em uma época em que o conhecimento real tinha algum significado e valor.

    ResponderExcluir
  10. Disiludido?! Bullshit!
    Amar tecnologia?! O que é isso???

    O prazer em praticar determinada tarefa é o desafio intelectual e a criatividade para chegar a um objetivo.
    E esses quesitos (quem começou na década de 80 deve entender) a informática já perdeu faz tempo.

    ResponderExcluir
  11. Olha Bricio, quando comecei a procurar opções para mudar de área todo mundo me achava maluco: "como vc vai largar essa área que dá tanto diheiro?", "qua cara mais excêntrico!", e por aí vai.

    Dinheiro realmente existe nessa área e realmente ganho muito pelo pouco que faço (há anos que não me iludo com as tranqueiras que ele compra, além do mais, dou muuuuuuuuito valor a minha vida).

    Grana nunca foi meu objetivo. Não sou faraó e portanto não voltarei para buscar meus bens.
    Quero viver o dia a dia com serenidade e dignidade, e principalmente, voltar a fazer algo construtivo.

    ResponderExcluir
  12. Amigo, seu post falou tudo....
    A área de TI está igual a área de construção civil, pois todo mundo (gerência e clientes) nos trata como se fôssemos peões, pedreiros... Eles se esquecem que se uma casa for mal construída,acaba caindo por cima deles e se o profissional de TI não estiver motivado e se só trabalhar na base do "Véio, 'Fulanão' ligou e tem que ir lá agora", o profissional acaba desanimando e fazendo o serviço sem mesmo capricho e atenção de antes.

    Tudo de bom

    Marlon José

    ResponderExcluir
  13. Ate hoje so conheci um cara que conseguiu sair do T.I, ele montou uma churrasqueira na porta da casa dele, ele assa frango que e uma delicia, não me lembro quanto e o kilo mas nao e caro, e ele tem uma coca cola geladinha tb... o cara ta muito bem ja tem carro de luxo do ano tem tempo p/familia os cleitnes dele adora ele pq no domingo ele e o cara.

    ResponderExcluir
  14. Trabalho em TI desde 1993 e confesso que já deu!
    É estressante sim, pouco valorizado e os ganhos já não são mais os mesmos (pelo menos para mim).

    Agora imaginem: 70% de tudo que aprendi durante todos estes anos não tem se aplica mais, o único ganho que tenho são dos meus últimos 3 anos de experiência em alguma suite ou linguagem de programação.

    E sempre foi assim mas chega uma hora em que tudo isso enche o saco.
    Sem contar que a galera do "administrativo" acha que você é um ignorante.
    Eles ficam o dia inteirinho com a barriga atrás da mesa operando o Power Point e acham que você é um babaca.
    Trabalham menos do que deveriam e ganham mais do que merecem... e você que é de TI, sofre o inverso: trabalha mais do que deveria e ganha menos do que merece.
    Estou saindo dessa vida, em breve serei uma pessoa muito mais feliz e vou aproveitar muito mais a vida.

    ResponderExcluir
  15. Graças a Deus eu me livrei depois de 10 anos no suporte a rede e usuário, hoje eu crio frango no meu sitio .
    Usuário é foda .

    ResponderExcluir
  16. Eu amo tecnologia e sei q é estressante, mas eu sei q a tecnologia deixou de ser algo importante e passou a ser algo fundamental para a sociedade.
    Se não fosse pelos sistemas nem os carros de vcs existiriam. Não se encontraria água e nem daria para se pegar trem nem ônibus nem semáforos funcionariam.
    devemos mto a essa área.

    ResponderExcluir
  17. Eu estava prestes a me formar na área quando essas questões que você apresentou vieram como um choque de realidade. Eu ainda adiciono o fato de a área de desenvolvimento ser uma área de produção. Isso, somado à falta de reconhecimento do profissional, gera prazos absurdamente curtos e demasiadas cobranças. Por sorte tenho condições de investir em uma outra carreira e foi isso que eu fiz.

    ResponderExcluir
  18. muito bom o post eu to quase desistindo dessa area de TI, falta RESPEIRO e principalmente VALORIZAÇÃO dos nossos serviços

    ResponderExcluir
  19. Caro amigo, acho que você só não estava na área profissional correta. Mas mesmo assim, tenho que admitir que há várias verdades no texto quanto ao trabalho na área de TI.

    Bom post!

    ResponderExcluir
  20. parabéns pelo post ..! Outra coisa que eu fico indignado é entrar no apinfo é ver vagas de TI com o salário de otário ... CCNA + Inglês + MCP com experiência pra ganhar R$ 1.200,00 .. aff ¬¬'

    ResponderExcluir
  21. Também já pensei assim.. mas vendo outras profissões, também notei que os profissionais tendem a choramingar do mesmo jeito. A questão é: faça você mesmo suas oportunidades. Vejam em que posição o NY Times colocou a profissão de analista de sistema/redes no TOP 10 das profissões:
    http://tinyurl.com/3ubol2n

    E aí, quem está certo? Quem está errado?

    ResponderExcluir
  22. Olha Luiz, primeiro deve-se saber diferenciar atividades construtivas de atividades lucrativas e/ou com elevado status.

    Eu sou muito bem pago e trabalho pouquíssimo por opção. Se fosse por dinheiro ou status eu não mudaria da área.

    Pra quem conhece a área desde quando ela não existia na década de 80, na sua gestação, software e "coligados" eram coisa de engenheiro elétrico (aliás, não posso crer que alguém se diga conhecedor da área se não conhece a fundo a microeletrônica), e nós, da "old school", percebemos que a área virou uma terra de metidos que pouco sabem e nada constroem.

    ResponderExcluir
  23. Verdade nua e crua!!! Sou da época que tinha que pegar um livro ler bem para poder aplicar uma solução .Hoje nos dias atuais eu com todos os cursos que ao longo fiz , livro que consultei e formação ebla bla vejo que nada impede de alguém bem mais novo do que eu possa estar ao meu lado trabalhando. Cara que ficou em casa viu meia dúzia de video no You Tube se considera o EXPERT no assunto. E o pior de tudo não ha nenhum órgão que nos regulariza que nos de um piso salarial. Um tempo atrás se dizia uma área promissora bla bla bla pura ilusão. Éee..... meus caros pra estar na área e continuar tem que gostar muitoooo....

    ResponderExcluir