sexta-feira, 1 de junho de 2018

A tão citada 'transparência'

Vamos um pouco mais de Byung-Chun Han.

"A sociedade da transparência não padece apenas com a falta de verdade, mas também com a falta de aparência. Nem a verdade nem a aparência são transparentes.
Só o vazio é totalmente transparente. Para exorcizar esse vazio coloca-se em circulação uma grande massa de informações. A massa de informações e de imagens é um enchimento onde ainda se faz sentir o vazio.

Mais informações e mais comunicação não 'clarificam' o mundo. A transparência tão poco torna clarividente. A massa de informações não gera verdade. Quanto mais se liberam informações tanto mais intransparente torna-se o mundo. 
A hiperinformação e a hipercomunicação não trazem luz à escuridão.

A exigência de transparência começa a se tornar mais intensa sempre que já não há mais confiança. Em uma sociedade baseada em confiança a exigência de transparência não tem força de penetração.
A sociedade da transparência é uma sociedade da desconfiança e da suspeita, que se baseia no controle em virtude do desaparecimento da confiança. A forte e intensa exigência por transparência aponta justamente para o fato de que o fundamento moral da sociedade se tornou frágil, que valores morais como sinceridade ou honestidade estão perdendo cada vez mais significado.
Em lugar da transparência moral, em vias de desaparecimento, surge a transparência como um novo imperativo social.
" - Byung-Chul Han - "Sociedade da transparência" 

Sem link. Esse só tenho no bom e velho papel.



 Aproveitando o embalo e a época, esse texto é muito bom (apesar de achar que os burros estão ficando mais burros e, bem, é um adjetivo injusto com nosso primo mamífero...):

emdesconstrucao
"O Whatsup está nos deixando mais burros" - Rodrigo Ratier
O WhatsApp está nos deixando mais burros... - Veja mais em https://emdesconstrucao.blogosfera.uol.com.br/2018/05/31/o-whatsapp-esta-nos-deixando-mais-burros/?cmpid=copiaecola
O WhatsApp está nos deixando mais burros... - Veja mais em https://emdesconstrucao.blogosfera.uol.com.br/2018/05/31/o-whatsapp-esta-nos-deixando-mais-burros/?cmpid=copiaecola

Nenhum comentário:

Postar um comentário